Agenda Portugal Digital

Eventos

Carregar +

Governo lança iniciativa Industria 4.0

Governo lança iniciativa Industria 4.0

O Secretário de Estado da Indústria anunciou na sessão que decorreu na Fábrica da Vista Alegre Atlantis, dia 21 de Maio, em Ílhavo, os grupos de trabalho criados pelo Governo, com o apoio da Deloitte, que irão mapear e apoiar a transição para a Indústria 4.0. Esta sessão contou com as presenças do Primeiro-Ministro, António Costa e do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Cada grupo dedicará o seu trabalho a um setor específico, num total de quatro (Moda e Retalho, Automóvel, Turismo e Agroalimentar), apresentando em breve um conjunto de medidas destinadas às empresas.

A Indústria 4.0 configura uma quarta revolução industrial - depois das três anteriores: a da mecanização, a da eletrificação e a da automatização.
Esta nova revolução caracteriza-se pela introdução de um conjunto de tecnologias digitais nos processos de produção, na relação entre os vários intervenientes na cadeia de valor, na relação com o cliente ou mesmo no modelo de negócio.

Estamos a falar de digitalização e de comércio eletrónico, de tecnologias como a Internet das Coisas, o Machine-to-Machine, os drones, a impressão 3D, a realidade aumentada, os materiais inteligentes e ambientalmente responsáveis, etc.

"Temos aqui uma oportunidade única para fazer avançar a
indústria nacional, em igualdade de oportunidades, para esta nova revolução. O futuro já está a acontecer à nossa volta" referiu o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

Veja toda a reportagem fotográfica aqui