Agenda Portugal Digital

Destaques

Carregar +

“Via Verde do Medicamento” é alargada a todo o continente

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde alargou o projeto “Via Verde do Medicamento” a todo o território do continente, desde meados de fevereiro. Esta medida acorre após os resultados obtidos durante a fase piloto, no distrito de Coimbra.
Melhorar o acesso a medicamentos incluídos na lista de medicamentos cuja exportação e distribuição intracomunitária é sujeita a notificação prévia ao Infarmed é o objetivo desta iniciativa. Para isso, foi criada uma via excecional de aquisição dos medicamentos abrangidos, que pode ser ativada quando a farmácia não tem stock do medicamento pretendido.

Segundo informação publicada no Portal da Saúde, nestes casos, a farmácia coloca a encomenda Via Verde ao distribuidor aderente, com base numa receita médica válida, e o distribuidor satisfaz o pedido com o stock reservado para este canal, atribuído pelo titular de autorização de introdução no mercado (AIM) do medicamento.

A “Via Verde do Medicamento” resulta de um protocolo de colaboração assinado em julho de 2015 entre o Infarmed e as associações profissionais do setor do medicamento: Apifarma – Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, Associação Nacional de Farmácias, Groquifar - Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos e Associação das Farmácias de Portugal.
 
Mais informação em www2.portaldasaude.pt