Agenda Portugal Digital

Destaques

Carregar +

Comissão europeia incentiva reforço da digitalização das PME’s

A Comissão Europeia está a incentivar o crescimento das Pequenas e Médias Empresas europeias através da utilização das Tecnologias da Informação.

Para assegurar o financiamento ao aumento das capacidades das PME’s no que se refere à utilização das novas tecnologias e reforço do seu comércio eletrónico, a Comissão vai disponibilizar vouchers de 10 mil euros. Esses “Vouchers da Inovação” servirão para a compra de serviços ou formação em Tecnologias da Informação. Este sistema inovador já está a ser testado nas regiões espanholas de Múrcia e Estremadura.

"Os pequenos negócios que usam as novas tecnologias crescem duas vezes mais depressa, exportam duas vezes mais e criam o dobro dos empregos", afirma o Vice-Presidente da Comissão Europeia Neelie Kroes, apontando o sucesso já atingido nas duas regiões-piloto espanholas.

Usar as tecnologias digitais aumenta a competitividade, as exportações e as oportunidades no mercado interno. Na área dos países do G-20, os pequenos negócios ligados à Internet têm uma taxa de crescimento 22% superior aos que não usam esse meio ou usam muito pouco. Um bom exemplo é a Alemanha onde 93% das pequenas empresas com uma presença ativa na Internet aumentaram o número de postos de trabalho nos últimos três anos contra apenas 50% das que não privilegiam o comércio com suporte digital.